terça-feira, 10 de julho de 2012

O mito da raça [Demétrio Magnoli]


Gene - Elemento do cromossomo que condiciona a transmissão e a manifestação dos caracteres hereditários.

Mito - Narrativa popular ou literária, que coloca em cena seres sobre-humanos e ações imaginárias, para as quais se faz a transposição de acontecimentos históricos, reais ou fantasiosos (desejados), ou nas quais se projetam determinados complexos individuais ou determinadas estruturas subjacentes das relações familiares; Coisa fabulosa ou rara: a Fênix dos antigos é um mito; Lenda, fantasia; Coisa que não existe na realidade.

Raça - Sucessão de ascendentes e descendentes de uma família, um povo; Grupo de indivíduos cujos caracteres biológicos são constantes e passam de uma a outra geração; Subdivisão de uma espécie: raças humanas; Categoria de pessoas da mesma profissão, de inclinações comuns: os usurários constituem má raça; Animal de raça, animal de boa origem.


Eugenia - Ciência que se ocupa do estudo dos meios para melhoria da espécie humana; eugenismo.

Cultura - Ação ou maneira de cultivar a terra ou as plantas; Terreno cultivado: a extensão das culturas; Categoria de vegetais cultivados: culturas forrageiras; Arte de utilizar certas produções naturais: a cultura do algodão. Criação de certos animais: a cultura de abelhas; Conjunto dos conhecimentos adquiridos; a instrução, o saber: uma sólida cultura; Conjunto das estruturas sociais, religiosas etc., das manifestações intelectuais, artísticas etc., que caracteriza uma sociedade.

Etnocentrismo - Tendência de um indivíduo para valorizar seu grupo, sua região, sua nacionalidade.


Mestiçagem - Cruzamento de raças ou espécies diferentes.

Neocolonialismo - Medidas econômicas e políticas com que uma potência mantém ou estende indiretamente sua influência sobre outras áreas ou povos.

Ancestralidade - Qualidade de ancestral; ascendência; antiguidade.


Nenhum comentário:

Postar um comentário